As mais belas praias do litoral de Alagoas

Estando em Alagoas fizemos um passeio nas principais praias do litoral sul. Assim como para ir à Maragogi fizemos o passeio com a Jaraguá Turismo que nos pegou em ônibus de excursão na porta do hotel e seguiu para as praias parando por cerca de 30 ou 40 minutos tempo suficiente para tomar um rápido banho de mar, conhecer e tirar fotos dessas praias. Lógico que a intenção da empresa é também vender passeios de maior prazo em outros dias da semana para esses lugares que você teve só um gostinho. Para nós foi tempo suficiente para saber se gostamos ou não dos lugares e escolher e planejar nossos passeios dos outros dias.

Barra de São Miguel

Começamos por Barra de São Miguel um município ao lado de Maceió onde fica a praia de mesmo com passeio de lancha que leva até os arrecifes que também é possível ver da praia. A praia é conhecida pelos numerosos campeonatos de diferentes modalidades esportivas que realizam-se durante todo o ano, Pesca de arremesso, Enduro de motos e jeep, Nordestino de surf, Mountain Bike, sem esquecer do Carnaval, o Festival de Música e as diferentes Festas Religiosas.

Várias barracas que servem comidas e bebidas fincam cadeira e guarda sol na areia para os clientes que consumirem com eles. Quem não desejar nada tem que se contentar com os poucos espaços que sobram na areia.

Fizemos um vídeo para o Canal Jovens Viajantes mostrando a praia de Barra de São Miguel.

Praia do Francês

É uma das praias mais famosas do litortal Alagoano e é muito frequentada por moradores locais na alta temporada. Na nossa opinião não vimos nada demais nessa praia além do que ficamos sabendo que é uma das que mais lota de gente em especial no verão quando o povo disputa à tapa o centímetro da areia.

Existem poucos relatos históricos sobre essa praia. A região era habitada por índios Caetés na época da colonização, os habitantes naturais da Pindorama, a Terra das Palmeiras. Pela sua estratégica enseada natural, a Praia serviu de porto para navios piratas, inicialmente franceses, que faziam exploração do Pau-Brasil abundante na vasta Mata Atlântica da época colonial.

Por isso o nome, inicialmente chamada de Porto dos Franceses, mudou para Praia dos Franceses até o atual Praia do Francês.

Assim como em Barra de São Miguel, barracas servem comidas e bebidas e oferecem serviços na areia para os clientes mas não ficam tão amontoadas como na praia anterior.

Na “entrada” da praia tem duas ruas com comércio tipicamente turístico: lojas com souvenirs (mais caros do que no centro de Maceió, claro) biquines, cangas, protetor solar, chinelos e tudo que faltou de última hora.

Praia do Gunga

A última praia do dia (leia-se antes do almoço) que fomos foi a Praia do Gunga e que realmente foi a melhor praia das três. Muito mais tranquila, com água cristalina, morninha e sem aglomerações.

Por indicação do nosso guia ficamos na Barraca da Veinha que serve drinks com frutas típicas nordestinas como caipirinha de Umbu e cajú. Para almoçar fugimos do tradicional peixe e optamos por frango que acompanhado de bebidas e o serviço fechou a conta em torno de R$100,00 para duas pessoas.

Bem ao lado da praia fica uma extensão da praia em semi círculo que mais parece uma lagoa que se transforma na opção de algumas pessoas com crianças pela tranquilidade da água. Mas não se engane pois embarcações adentram esse pedaço e a profundidade também pode não ser a mais indicada.

Ao final da tarde quando termina o tour pelas praias temos o prazer de conhecer a plantação da empresa Só Côco que forma uma paisagem belíssima quando vista do alto. É impressionante o coqueiral bem cuidado. Aliás a praia do Gunga fica dentro da propriedade da empresa e para chegar e sair da praia só passando pela plantação.

Na volta para o hotel paramos estrategicamente na Casa do Nordeste para comprar doces e produtos típicos regionais. O passeio termina com o regresso ao hotel por volta das 18:00h.

E claro essas são só algumas das belas praias do litoral Sul e ainda temos todo o litoral norte para conhecer.

Jaraguá Turismo:Rua Dr. Messeias de Gusmão, nº188 Pajuçara – Maceió
tel: (82)3337-2780

Esse post não é patrocinado e todas as despesas foram por nossa conta. Só indicamos empresas que utilizamos, gostamos e confiamos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Esta entrada foi publicada em Alagoas, Maceió e marcada com a tag , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>